Noticias de Cajati e Região do Vale do Ribeira !

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Profissionais da saúde passam por treinamento sobre o ebola em Santos

                         Foto Divulgação Prefeitura Municipal
Funcionários de três pronto-socorros de Santos, no litoral de Paulo, passaram por capacitação sobre procedimentos de segurança para atender um possível paciente portador do vírus ebola. O treinamento, realizado nesta quarta-feira (4), reuniu profissionais da saúde e do setor administrativo e foi realizado pela Comissão de Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CCISS), órgão vinculado a prefeitura.
A capacitação foi realizada com demonstração prática de como vestir e tirar equipamentos de proteção individual (EPI) utilizados no atendimento a pacientes com o vírus, além de mostrar histórico da doença, sintomas, transmissão e protocolo de atendimento.

A Secretaria de Saúde do município também adquiriu kits de EPIs iguais aos utilizados no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo. De acordo com a administração municipal, os profissionais que passaram por treinamento passarão os ensinamentos para outras unidades de saúde.
Com o treinamento, um possível caso de ebola que chegue a cidade por meio do Porto poderá ser tratado em uma unidade de saúde do município. Casos suspeitos em navios são informados pelo comandante da embarcação e o desembarque do passageiro é feito após a chegada do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências, que encaminhará o paciente ao Hospital Emílio Ribas.