Noticias de Cajati e Região do Vale do Ribeira !

segunda-feira, 25 de março de 2019

Chuva acida da fabrica local em Cajati sempre ocorre nas madrugadas é um serio risco a saúde da população

A imagem pode conter: planta, céu, ar livre e natureza
PLANTA SECA DE UM DIA PARA OUTRO 
A imagem pode conter: planta, flor, ar livre e natureza
Foto Francisco Pires de Oliveira

Algumas pessoas reclamam de forte cheiro de acido sempre ocorre durante a madrugada vindo  da fabrica da empresa local  e que no dia seguinte  algumas plantas começam a murchar e posteriormente acabam  secando.Isso já foi tema de debate pelas autoridades do município no ano se 1999 mas nunca foi resolvido e que sempre a chuva acida acontece  nas madrugadas principalmente nas noites de baixa umidade do ar.Nesta ultima semana plantas amanheceram seca como se estivesse sido queimada depois do forte cheiro de acido A chuva ácida é um fenômeno muito comum em centros urbanos e industrializados. É gerada pela liberação de poluentes no ar, como óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e do dióxido de enxofre (SO2), além da queima do carvão mineral e de outros combustíveis fósseis. Esses poluentes reagem com o vapor d’água e se transformam em ácidos que caem na terra junto com a chuva, neblina ou nevoeiro.
O termo “chuva ácida” origina-se do inglês e foi Robert Angus Smith, em 1872, que percebeu que após a Revolução Industrial as chuvas tornaram-se ácidas. Com um pH de 5 ou menos, ela é composta de diversos ácidos que quando caem na forma de chuva provocam danos ao solo, à natureza, às construções, carros e outros. Em excesso, pode causar extinção de animais e até vegetais, polui rios, fonte de águas e prejudica o ser humano com doenças pulmonares, por exemplo.
Para o solo, a chuva ácida torna-o improdutivo, sujeito à erosão, o que acaba com florestas, destrói lavouras e dificulta plantações. Para os homens, o excesso de dióxido de enxofre no corpo origina a formação de ácidos, o que pode causar danos irreversíveis aos pulmões