Noticias de Cajati e Região do Vale do Ribeira !

quarta-feira, 21 de junho de 2017

InterCement recupera o equivalente a mais de oito estádios de futebol de mata ciliar no Vale do Ribeira


ü  Ao longo de 15 anos, projeto respondeu pelo plantio de mais de seis mil espécies nativas no entorno do município de Cajati
ü  Resultado da recuperação virou case em livro publicado pela FIESP

São Paulo, junho de 2017 – Melhorar o ecossistema em prol da comunidade do Vale do Ribeira, com a recuperação de mais 8,15 hectares da mata ciliar, ou o equivalente a mais de oito campos de futebol coberto por floresta nativa. Este foi o compromisso ambiental abraçado – e cumprido – pela InterCement, uma das maiores cimenteiras do mundo, a partir de sua unidade localizada no município de Cajati, no Estado de São Paulo, em um minucioso trabalho realizado desde 2002 e intensificado a partir de 2007.

Localizada em um dos principais remanescentes da Mata Atlântica, reconhecida por ser uma das áreas mais ameaçadas e um dos maiores repositórios de biodiversidade do planeta, a região de Cajati apresentava há 15 anos grandes impactos no solo por conta da exploração das áreas de argilas. Além da recuperação da mata, o projeto também respondeu pelo enriquecimento florestal nas áreas de Pomerantz, Mariano e Parafuso Bananal, instalação de Hi-vol para monitoramento da qualidade do ar, e umectação de vias de acesso não pavimentadas. Houve ainda a construção de viveiros para fornecer as mudas para o processo de reconstituição das áreas de argila e enriquecimento florestal das matas ciliares, que possibilitou o plantio de mais de oito mil espécies nativas.
Como resultado, a vegetação da mata ficou muito densa e não requer mais manutenção, já atingiu a capacidade auto-regeneração. “Esse projeto trouxe uma melhora muito significativa para o ecossistema e o município. Espécies da fauna nativa, como o papagaio de peito roxo e Pica Pau Rei, voltaram a habitar o local e tem crescido visitação de mamíferos como tatus, capivaras e lontras. A qualidade da água do rio, por sua vez, vem apresentando significativamente melhoria na qualidade”, comenta Carla Duprat, diretora de Sustentabilidade da InterCement.

Atenta à importância da continuidade no cuidado com o meio ambiente, a companhia também desenvolveu, em parceria com a prefeitura municipal de Cajati, o projeto ‘Amiguinhos do Meio Ambiente’, que orienta alunos das escolas municipais da região sobre o tema. As crianças do quinto ano, participam do passeio em trilha interpretativa, conhecendo as árvores e seus diferentes estágios de crescimento e outros benefícios da recuperação da mata ciliar. No final das atividades, os alunos realizam o plantio de muda nativa na margem do rio Jacupiranguinha.


Em função de sua importância, o projeto implementado pela InterCement passou a integrar a lista dos 20 casos de estudo de recuperação ambiental do WBCSD (Conselho Mundial de Empresas para o Desenvolvimento Sustentável), sendo o único caso brasileiro a fazer parte da lista. O resultado dessa recuperação ganhou reconhecimento e inclusão como case no livro “A indústria mineral paulista: síntese setorial do mercado produtor”, recém-lançado pela FIESP.