Noticias de Cajati e Região do Vale do Ribeira !

terça-feira, 12 de abril de 2016

Projeto qualificará atendimento na primeiríssima infância em Cajati (SP)


No dia 13 de abril, o Centro Marista de Defesa da Infância, em parceria com o Instituto InterCement, inicia as atividades do projeto Aconchego, em Cajati (SP). O objetivo da iniciativa é fortalecer os vínculos familiares e comunitários, por meio de formações aos profissionais do Sistema de Garantia de Direitos que atuam na primeiríssima infância (0 a 3 anos).
O articulador do Centro Marista de Defesa, Douglas Moreira, destaca a importância dessa formação. “O projeto proporcionará capacitação para profissionais da primeiríssima infância, do Sistema de Garantia de Direitos do município de Cajati com foco no fortalecimento dos vínculos familiares, de modo a contribuir para o desenvolvimento integral das crianças nessa fase da vida”, diz Douglas Moreira.
Participarão do seminário cerca de 200 profissionais que atuam diretamente com crianças de 0 a 3 anos, das áreas de educação, saúde e assistência social. Já das formações, participarão 50 profissionais entre agentes comunitários de saúde, educadores, gestores e técnicos das três áreas.
Durante as formações, as temáticas a serem trabalhadas ao longo do ano de 2016 serão: Concepção de criança; Concepção de família; Jogos, brinquedos e brincadeiras; Interação e estímulo dos bebês, e Atendimento humanizado.
De acordo Elthon Rodrigues de Oliveira, Diretor do Departamento de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Cajati, o projeto é importante para o município, pois nem todas as crianças têm acesso precoce ao sistema educacional para estimular seu desenvolvimento. Na faixa etária de zero a três anos, muitas vezes a única forma de intervenção é pelo atendimento em saúde.    
“Ao oferecer esta formação aos profissionais que estão mais próximos da população, como os agentes comunitários de saúde, esperamos possibilitar uma abordagem que ultrapassa a visão estrita do cuidar em saúde e passa a oferecer um cuidado que oportuniza o desenvolvimento do ser humano como um todo”,  declara o diretor.
As formações do projeto contarão com cinco seminários, seis encontros do Grupo de Trabalho e o 2° seminário aberto, que encerrará as atividades, em novembro. 

 A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância. Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 26 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br