Noticias de Cajati e Região do Vale do Ribeira !

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

USP registrou tremores em Minas antes de rompimento de barragens

Abalos com magnitude de até 2.55 começaram 2 horas antes de incidente.
Grupo estuda local de epicentro para saber se fenômeno causou desastre

A Rede Sismográfica Brasileira, que monitora abalos terrestres no país, registrou quatro tremores de magnitude entre 2,01 e 2,55 durante o rompimento de duas barragens ocorrido ontem na região de Mariana (MG).
Segundo o Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo), que processa os dados registrados, o primeiro deles ocorreu às 14h12, com epicentro em Catas Altas (MG), seguido de outro um minuto depois em Ouro Preto.Mais de uma hora e meia depois, Ouro Preto teve outro abalo, às 15h56, seguido de outo três minutos depois, com epicentro estimado em Barão de Cocais.
A segunda série de tremores ocorreu um pouco antes da ruptura da barragem da Samarco, às 16h20. O acidente levou uma enxurrada de lama a dois distritos de Mariana, deixando uma pessoa morta, 15 desaparecidos e várias casas destruídas.
Segundo a USP, porém, ainda não é possível atribuir o incidente diretamente aos tremores registrados na região, que foram relativamente fracos. A universidade está tentando aprimorar os dados agora para determinar com mais
 precisão a localização dos epicentros dos tremores, para saber quão próximos das barragens foram os abalos ocorridos