Chegamos lamentavelmente a triste marca mais de mil casos confirmados do covid19 e 16 vidas perdidas em Cajati, batendo recordes de todos os municípios do Vale do Ribeira. O número em evolução em Cajati demonstrou que as autoridades não estavam preparadas para lidar com a situação e que demoraram a tomar medidas para evitar a evolução do vírus no município como fizeram outros municípios mesmo sabendo do perigo que o vírus podia trazer a população
O primeiro decreto lei da prefeitura municipal de Cajati de isolamento e fechamento do comercio não funcionou em nenhum momento porque muitos comércios ficaram funcionando com as portas semiabertas e a prefeitura não teve compacidade de fiscalizar e punir os infratores.
Com o comercio funcionando partes das pessoas que deviam estar isoladas em quarentenas continuavam nas ruas e com isso o vírus avançou em todos os bairros da cidade e na periferia e também na zona rural contaminado as pessoas e com isso as autoridades política administrativa perderam o controle do vírus e o resultado não podia ser diferente.
Agora estamos voltando a fase vermelha e provável fechamento do comércio outra vez. A nova medida poderá ser importante para evitar novos casos de contaminação e novas mortes pelo do covid19, mas porem desde que a prefeitura municipal não cometa os mesmos erros de antes deixando sem o mínimo de fiscalização. Agora é a hora de agir ou então nunca mais.
Francisco Pires de
Oliveira
É jornalista e amigo do povo de Cajati
E Vale do Ribeira