Noticias de Cajati e Região do Vale do Ribeira !

domingo, 21 de agosto de 2016

Rio Ribeira de Iguape transborda e deixa varias famílias desabrigadas

O Rio Ribeira de Iguape transbordou, na madrugada deste domingo (21), na altura da cidade de Ribeira, no interior de São Paulo. Segundo a Defesa Civil, mais de 100 pessoas estão desabrigadas e desalojadas na cidade. A água do rio também cobriu uma ponte, que faz a ligação entre as cidades de Ribeira e Itapurapuã Paulista, deixando muitos moradores ilhados.
O rio começou a encher por volta das 15h deste sábado, após uma forte chuva atingir a região do Vale do Ribeira e de grande parte do Estado de São Paulo. Segundo a Sala de Situação de Eventos Hidrometeorológicos Críticos, ligada ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), o nível do rio foi subindo aos poucos e chegou a 7,83 metros, por volta das 4h, em Ribeira. Segundo os técnicos, o nível considerado normal é de 3 metros.


O rio transbordou e a água invadiu diversas casas do bairro Guararema. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Ribeira, Rafael Tamanho, as famílias começaram a ser removidas durante a noite e por toda a madrugada. Ao todo, são 71 pessoas desalojadas e 33 desabrigadas. Elas foram encaminhadas para casas de parentes, para uma escola e uma quadra poliesportiva do município.

A ponte do Rio Tijuco, que liga o centro de Ribeira com os bairros Almeida, Antunes, Ilha Rasa, Oliveiras e com a cidade de Itapurapuã Paulista, foi coberta pela água do Rio Tijuco, que é um afluente do Rio Ribeira. Metade da população, que vive do outro lado, está ilhada e não consegue chegar ao centro da Cidade.