Noticias de Cajati e Região do Vale do Ribeira !

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Ministro da Saúde autoriza cursos de medicina em Guarujá e Cubatão, SP

Foto Divulgação Prefeitura Guaruja
O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, assinou o termo de compromisso que autoriza o funcionamento de novos cursos de medicina em Guarujá e Cubatão (SP), na Baixada Santista. A ação faz parte das medidas estruturantes do programa Mais Médicos, que visam à expansão e interiorização da formação médica no país
.
Arthur Chioro chegou em Guarujá, por volta das 9h, no Casa Grande Hotel, no bairro da Enseada. O Ministro foi recepcionado pela prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito e pelo secretário de Saúde Daniel Simões. Ele assinou o termo para a criação de cursos de medicina na cidade.

Em seguida, Chioro foi a Cubatão, no gabinete da prefeita Marcia Rosa, no Paço Municipal. Ele também assinou o documento em que será autorizada a instalação de um curso de medicina em Cubatão. A instituição que irá se instalar em Cubatão ficará responsável pelas obras e construções necessárias para o curso, podendo usar toda a estrutura municipal de Saúde para as práticas de estudo e residência médica. Em contrapartida, deverá realizar investimentos na saúde pública local, a serem definidos junto com a prefeitura. A expectativa é que o vestibular e o início do curso aconteçam ainda em 2015.

Guarujá, Cubatão e Guarulhos são as primeiras cidades a oficializar a criação dos novos cursos. O governo federal autorizou 39 municípios a implantar faculdades em todo o país, sendo 14 somente em São Paulo. A implantação do curso de medicina foi autorizada pelo Ministério da Educação, que analisou as condições oferecidas pelas cidades na área da saúde. A criação dos novos cursos será viabilizada por instituições particulares de ensino superior, que deverão passar pelo processo de licitação.
Depois da visita a Baixada Santista, o Ministro da Saúde seguiu para Guarulhos. Chioro também foi assinar o documento para a implantação do curso de medicina na cidade, no Paço Municipal.