Noticias de Cajati e Região do Vale do Ribeira !

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Áudio em voo de Lula: “Manda esse lixo janela abaixo”durante o voo de São Paulo a Curitiba




Dois áudios divulgados na internet neste domingo mostram diálogos em que pessoas não identificadas dizem para o piloto do avião que levava o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula para Curitiba: “leva e não traz nunca mais” e “manda esse lixo janela abaixo”. A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou a veracidade das gravações, que ocorrem em Congonhas e em Curitiba. A instituição nega, no entanto, que as falas tenham sido feitas por controladores de tráfego aéreo.
O primeiro áudio, divulgado pelo portal “R7”, foi gravado durante a decolagem no aeroporto de Congonhas. Uma pessoa não identificada diz para o piloto da aeronave que levava Lula:
A FAB informou que a comunicação ocorreu “instantes antes da decolagem da aeronave PR-AAC do aeroporto de Congonhas na noite de sábado”, e sustenta que a fala não foi feita por um controlador de voo. “Podemos assegurar que a observação ao final do áudio em questão não foi feita pelo controlador de tráfego aéreo”, informou, em nota.
A segunda conversa ocorreu no momento em que o avião pousava em Curitiba. Na gravação, divulgada pela “Revista Fórum”, uma pessoa pede para se falar apenas o necessário na comunicação.
 Vamos falar só o necessário. Vamos respeitar o nosso trabalho.
 Eu respeito, mas manda este lixo janela abaixo aí — respondeu outra voz.
Segundo a FAB, o segundo áudio foi gravado na frequência da Torre Bacacheri, em Curitiba.
Nos dois casos, a Força Aérea Brasileira ressalta que a frequência utilizada para essas comunicações aeronáuticas é aberta. Por isso, quem estiver conectado pode ouvir e falar. De acordo com a FAB, porém, “as regras de tráfego aéreo orientam que os usuários se identifiquem, o que evidentemente não ocorreu neste caso”.
“Quem estiver conectado pode ouvir e falar, seguindo as regras de tráfego aéreo, devendo utilizar a fraseologia padrão e se identificar. Lamentavelmente, na gravação em questão, a frequência foi utilizada de modo inadequado por alguns usuários que se valeram do anonimato para contrariar essas regras”, completa a nota.