Noticias de Cajati e Região do Vale do Ribeira !

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

10 alimentos que ajudam a turbinar o cérebro


Será que existe uma dieta que ajude nosso cérebro a funcionar melhor? A resposta é sim. Novos estudos sugerem inclusive que aquilo que comemos é um dos mais importantes fatores para manter a mente funcionando bem. Junto com exercícios para o corpo e para a mente, manter uma dieta saudável pode ajudar a prevenir os danos causados pela inflamação das células cerebrais que estão comumente associados ao envelhecimento.

Muitos são os alimentos associados a esse desempenho ótimo do cérebro e alguns deles podem até surpreender você. Confira nossa lista e extraia o máximo de benefício desses alimentos muito poderosos.

1. Pense em nozes 

A vitamina E da noz previne a decadência do sistema cognitivo, segundo estudo publicado no American Journal of Epidemiology. Outros alimentos ricos em vitamina E são aspargos, abacate, azeitonas, ovos e grãos e sementes em geral.

2. Prefira azeite de oliva 

A St. Louis University School of Medicine, de Washington, nos EUA, realizou um estudo e provou que, por ser rico em polifenóis -- um tipo de antioxidante --, o azeite ajuda a combater os radicais livres que estão associados à perda de memória e a doenças como Alzheimer.

3. Procure pelos mirtilos 

Aqui no Brasil elas são conhecidas como ‘frutas vermelhas’, da família dos morangos. E possuem propriedades antioxidantes que ajudariam a construir conexões cerebrais mais saudáveis. Os mirtilos (amora azul) ou blueberries, no entanto, foram objeto específico de um estudo publicado na Annals of Neurology e estão sendo relacionados à diminuição do declínio mental, beneficiando áreas como a memória e o foco de mulheres de meia-idade.

4. Escolha peixes ‘gordos’ 

Os Ômega 3, ácidos graxos poli-insaturados, são nutrientes essenciais para a saúde. Não são produzidos pelo corpo e, por isso, devemos buscá-los nos alimentos. Precisamos deles em vários processos do organismo, como o metabolismo das gorduras, a coagulação e a pressão sanguínea e a regulação dos processos inflamatórios. Além disso, os Ômega 3 (DHA) estão associados ao bom desempenho das funções cerebrais, mais especificamente à construção das membranas celulares e à desobstrução dos vasos sanguíneos, segundo o dr. Frank Sacks, professor de prevenção de doenças cardiovasculares do Departamento de Nutrição de Harvard. Segundo ele, também ajudariam a evitar a possibilidade de demência e derrames. Peixes ‘gordos’, como salmão, trutas, atum, arenque, sardinhas, bacalhau são ricas fontes de Ômega 3 (DHA). Pesquisadores da Tufts University, de Boston, descobriram que as pessoas que comiam peixe três vezes por semana e tinham os mais altos níveis de DHA no sangue, diminuíam o risco de sofrer de Alzheimer em 39%.

5. Inclua vitaminas B6 e B12 

A homocisteína é um aminoácido sulfurado que pode aumentar a atrofia cerebral em pessoas de idade avançada. Uma pesquisa da Universidade de Oxford, na Inglaterra, mostrou que as vitaminas B6 e a B12 reduzem o nível do aminoácido no organismo e retardam a atrofia. Elas podem ser encontradas no trigo, fígado bovino, marisco e outras carnes.

6. Abuse dos tomates 

O licopeno, responsável pela cor avermelhada dos tomates, é um carotenóide que ajuda a combater os radicais livres no corpo e a reduzir o risco de derrames cerebrais, diz a Harvard Health Publications. Pesquisas também sugerem que essas mesmas propriedades possam tornar o licopeno um aliado na prevenção de demências, incluindo o Alzheimer.

7. Aposte nas goiabas 

Junto com outras frutas cítricas, a goiaba é rica em vitamina C. Uma pesquisa feita pelo Departamento de Nutrição e Neurocognição da Universidade de Tufts, em Massachusetts, afirma que a vitamina diminui a deficiência cerebral durante o envelhecimento e o risco de derrames. Além disso, a fruta também é rica em vitaminas B3 e B6. Todas as vitaminas do complexo B são importantes para o bom funcionamento do cérebro, mas a vitamina B3, niacina, favorece o fluxo sanguíneo, estimulando a função cerebral, enquanto a vitamina B6, conhecida como piridoxina, é um importante nutriente para os nervos.

8. Ponha verde na dieta 

Um estudo no Harvard's Brigham and Women's Hospital sugere que mulheres que comem mais alimentos folhosos como o brócolis, a couve-flor e o espinafre conseguem melhores resultados em testes de memória, já que os alimentos retardam o declínio cognitivo.

9. Encha-se de água 

Todas as células do corpo precisam de água. As células do cérebro não fogem à essa regra. Cerca de ¾ do cérebro é...água! Um pequeno estudo da Universidade de Ohio, nos EUA, revelou que pessoas bem hidratadas pontuavam melhor nos testes que mediam as funções cognitivas. A revista Psychology Today, também relaciona a falta de água à perda da memória recente, e sugere que pode prejudicar o foco e a tomada de decisões.

10. Experimente beterrabas 
O vegetal ajuda a melhorar a circulação sanguínea cerebral e faz com que a performance mental seja mais eficiente, segundo estudo da Universidade de Wake Forest, na Carolina do Norte, nos EUA.